Institucional

CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISA SOBRE RESULTADOS EM SAÚDE

CEBRAS

O Centro Brasileiro de Pesquisa sobre Resultados em Saúde (CEBRAS) conduz estudos sobre o impacto das políticas e das práticas assistenciais no desempenho dos sistemas e serviços de saúde.

O CEBRAS tem a missão de produzir conhecimentos que apoiem a tomada de decisão baseada nas melhores evidências científicas, sustentadas pela qualidade, segurança do paciente e valor.

O CEBRAS é um grupo registrado no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) vinculado ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal.

LINHAS DE PESQUISA

Avaliação de Políticas, Sistemas e Programas de saúde

Envolve estudos que considerem os resultados e impactos do desenvolvimento e implantação de políticas, sistemas e programas de saúde sobre o acesso aos cuidados, risco global de saúde, vulnerabilidade e os determinantes sociais em saúde. Inclui análise de efetividade, eficiência e qualidade das políticas, dos sistemas e programas de saúde.

Análise econômica, inovação e tecnologias para o cuidado

Desenvolve estudos de avaliação econômica como instrumento para decisão na gestão de sistemas de saúde e otimização no uso dos recursos disponíveis à promoção da saúde dos diferentes grupos populacionais. Inclui estudos sobre Custos em Saúde, Análises de Custo-Efetividade, Custo-Utilidade, Custo-Benefício, Revisão Sistemática, Avaliação e Incorporação de tecnologias e técnicas de modelagem.

Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde

Inclui estudos sobre tecnologias leves de gestão da clínica, com ênfase no gerenciamento do cuidado, através da qualificação do cuidado e valor em saúde. Envolve estudo sobre qualidade, segurança do paciente, planos terapêuticos e também engajamento do paciente.